sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Intervenções de rotina com o recém-nascido

Estamos trazendo mais informações sobre o tema de nossa V Roda de Diálogos (Como seu bebê será recepcionado no parto?), que faremos no próximo sábado, às 12:30, na Livraria Cultura. É um texto de Dan Gayoso, coordenadora do Grupo Boa Hora, do Instituto Nômades. Aproveitem a leitura e reflitam sobre como querem que seus bebês sejam recebidos nos primeiros momentos de vida.


Principais procedimentos comumente feitos com o bebê em suas primeiras horas de vida no parto hospitalar:

1. Corte precoce do cordão umbilical (assim que o bebê nasce): Pelas evidências científicas disponíveis, não é recomendado cortar o cordão umbilical antes que o mesmo pare de pulsar, pois esse procedimento aumenta a incidência de anemia na infância. É possível também aguardar a expulsão da placenta antes do clampeamento do cordão umbilical. Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u501567.shtml.

2. Aspiração das vias aéreas e gástricas do bebê e lavagem gástrica: Esses procedimentos podem ser prejudiciais ao bebê quando feitos de rotina, de acordo com as evidências científicas. A grande maioria dos bebês, mesmo os nascidos de cesárea, não precisam ser aspirados. Segundo o pediatra Carlos Eduardo Corrêa, a aspiração "pode levar a diminuição de frequência cardíaca, espasmos de laringe, queda da pressão arterial e dificuldade de mamar nos bebês". Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd0708200902.htm.

3. Sondagem anal: É comum introduzir uma sonda no ânus do bebê para verificar se a passagem está desobstruída. Uma alternativa seria aguardar ao menos 24 horas para ver se o bebê faz cocô.

4. Instilação de colírio com nitrato de prata nos olhos do bebê (método de credé): Procedimento feito para prevenir um tipo grave de conjuntivite que pode levar à cegueira. Porém, o nitrato de prata previne apenas um tipo de conjuntivite, que é provocado pela bactéria que provoca gonorréia (Neisseria gonorrhoeae). Se a mulher fez os exames pré-natais e sabe que não é portadora dessa bactéria, não há justificativa para a aplicação do colírio. O colírio arde no olho do bebê, atrapalha a sua visão e interfere na formação do vínculo entre mãe e bebê. Além disso, o uso do colírio pode acarretar numa conjuntivite química (cerca de 20% dos bebês em que foi feito uso do nitrato de prata desenvolvem conjuntivite química). Leia mais: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/assistenciafarmaceutica/clin-alert0301.pdf.

5. Aplicação de injeção intramuscular de vitamina K: Procedimento feito para prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. Há também a versão oral da vitamina, que deve ser aplicada em três doses. Vale a pena se informar sobre a vitamina K para uma decisão mais consciente em relação ao seu uso. Leia mais: Artigo comparando a vitamina K injetável com a oral: http://parir.blogspot.com/2006/11/uso-da-vitamina-k-no-perodo-neonatal.html. Artigo que questiona a necessidade do uso da vitamina K nos bebês (em inglês): Vitamin K - An Alternative Perspective - disponível no site: http://www.aims.org.uk/.

6. Separação do bebê de sua mãe: Nos partos hospitalares, normalmente o neonatologista, após a realização dos procedimentos descritos acima, permite um breve contato do bebê com a mãe na sala de parto e o leva para o berçário, para que fique em "observação" entre 2 a 4 horas, em um berço aquecido. Esse procedimento não tem justificativa no caso de um bebê saudável, e é prejudicial para o estabelecimento do vínculo bebê-mãe (família) e para o início da amamentação.

7. Banho dado pela equipe de enfermagem: O primeiro banho é dado normalmente por uma enfermeira, que, com mãos enluvadas esfrega bem o bebê para retirar toda "sujeira" e entregá-lo "limpinho" à família. O bebê costuma nascer com algum vérnix no corpo (substância oleosa esbranquiçada que reveste a pele do bebê quando ele está no útero), o qual é totalmente absorvido nas primeiras horas de vida do bebê. A família pode escolher que o primeiro banho do bebê seja dado no momento que escolher, por alguém da própria família, que tocará no bebê com mãos sem luvas e com carinho.

8. Oferta de líquidos ao bebê: É comum que se dê ao bebê, no berçário e sem o consentimento ou conhecimento da família, mamadeira com soro glicosado ou leite modificado (Nan, Nestogeno ou similar), o que pode interferir na amamentação e predispor o bebê a alergias.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como seu bebê será recepcionado no parto?


Corte prematuro do cordão umbilical, aspiração das vias respiratórias, amamentação na primeira hora de vida, aplicação de colíro de nitrato de prata, aplicação de vitamina K, vacinação nas primeiras 24 horas, alojamento conjunto, separação do bebê de sua mãe para banho de luz, berço aquecido...
São tantas as intervenções às quais um bebê pode ser submetido nas primeiras horas de vida, além das orientações para o estabelecimento de vínculo com sua família, que estas questões não podem deixar de serem pensadas por quem luta por experiências mais humanizadas no parto ou por quem se prepara para ter um filho.
Nesta última Roda de Diáloso do Narrativas do Nascer em 2011, iremos conversar sobre experiências bem variadas de nascimento.
É interesante percebermos que muitas mulheres podem parir naturalmente, e seus bebês terem nascimentos nada "naturais", com os primeiros momentos de vida cheios de intervenções desnecessárias.

Ainda traremos mais informações sobre o assunto durante esta semana. Por ora, deixamos um link de um texto sobre o tema, do site Amigas do Parto:
http://www.amigasdoparto.com.br/ac027.html

Como seu bebê será recepcionado no parto? - V Roda de Diálogos do Narrativas do Nascer

Realização: Narrativas do Nascer/DAM/UFPE e Instituto Nômades
Apoio: Livraria Cultura e Proext / UFPE
Local: Livraria Cultura Paço Alfândega – Recife
Data: 17 de dezembro | 12h30min
Mais informações:
narrativasdonascer@gmail.com | (81) 9728.5308 / 9973.8035

Dicas para não cair na cesárea - Testando seu obstetra

Este link (http://www.amigasdoparto.com.br/teste.html) de um teste bem humorado do site Amigas do Parto talvez seja útil para as mulheres que nos procuraram pedindo informações sobre as posturas de seus médicos. É que postamos as recomendações reais para a cesárea e algumas mulheres ficaram em dúvida sobre a real indicação clínica das cirurgias às quais foram submetidas; outras mulheres nos procuraram perguntando se seus médicos são cesaristas ou não... perguntas para as quais não temos respostas.

O site também traz dicas para a mulher não cair na "desnecesárea" neste outro link: http://www.amigasdoparto.com.br/ac026.html